Pare tudo o que você está fazendo e concentre-se em refletir nessa pergunta:
O que você construiu até aqui?
"Ah, eu me formei na faculdade, consegui um bom emprego, me casei e comprei um carro." "Eu conquistei parte dos meus sonhos, mas ainda tenho muita coisa pela frente."
Parabéns aos que já conseguiram alcançar seus objetivos, e aos estão na luta ainda, tenham foco! Mas e aí? É nisso que a vida se resume?
Olhe além do tangível, não é com ele que você marca as pessoas.
"Então você está falando sobre ser alguém bom? Boas atitudes, boas obras?" Suponhamos que sim. Você viveu até aqui, foi uma pessoa boa ao próximo e ao refletir no assunto você consegue se recordar das suas boas ações. Parabéns de novo, mas não são essas marcas o meu foco.
Olhe mais além e se recorde de todas as vezes em que você poderia ter sido melhor. Todas as vezes em que seus erros deixaram marcas ruins nas pessoas. Dessa vez eu vou usar um exemplo meu. Eu já ofendi várias pessoas porque eu sou explosiva e impulsiva. E já causei até danos maiores à outras por puro egoísmo e por diversas vezes me recusei a ser humilde e ter uma conversa pra esclarecer as coisas. Acumulei pedidos de perdão que nunca foram ditos e segui minha vida feliz. A convivência com essas pessoas continuou por necessidade e tudo ok, certo? É o que pensamos na maioria das vezes, afinal, quem bate esquece.
Mas como disse um grande poeta,
as suas falhas podem definir você. O seu legado não vai ser baseado apenas nos momentos em que você acertou. E as coisas se tornam mais complexas quando você por comodismo priva as pessoas de reverem conceitos sobre você. Já parou pra pensar que podem existir pessoas que você machucou que guardam mágoas e que por isso criaram uma imagem negativa sobre quem você é?
Mesmo que seja difícil agradar a todos, tente se livrar dessas pequenas pendências. Nunca abra mão de um diálogo, mesmo que você esteja sujeito a ouvir o que não precisa ou o que não quer. Não baseie seu legado apenas num diploma, numa casa ou em construir uma boa imagem com pessoas que já te admiram e te amam. Conquiste a admiração daqueles que têm um pré-conceito ou até um conceito já formado sobre você, muitas vezes por falta de um esclarecimento da sua parte. E eu não escrevi esse texto como alguém que pratica isso o tempo todo, eu escrevi
como alguém que notou de uma forma muito desagradável que somos totalmente responsáveis pela imagem que as pessoas têm de nós.
Cláudia
terça-feira, 18 de novembro de 2014
Você Pode Gostar
Quem sou eu?
Uma vez me disseram "Cláudia, se você se conhece, sabe quem você é, ninguém te ofende, n
Desabafo branco
Essa é a décima vez que eu começo esse texto. Em todas as outras nove enquanto o cursor piscava
Nove primaveras
Carnavais
Banhos de chuva
Boletins coloridos
Filme com brigadeiro
Fu
Brincando de ser escritora - Um ano de blog
Bem, os cálculos estão errados e o blog fez um ano no mês passado, mas passou despercebido porq
Estrangeiro Social
“Eu temo o dia em que a tecnologia ultrapasse nossa interação humana, e o mundo terá uma ge
Sob o vazio do orgulho
Faz um tempo que eu procuro não guardar mágoas das pessoas, sob nenhuma hipótese. Durante muitos
Coisas da vida
Quisera eu que a falta do dinheiro fosse meu maior problema nessa nova vida. Que a rotina exaust
O preço do sucesso
O que você perde pra obter sucesso? De quanto você abre mão pra ser aquilo que o mundo exig